Atualização do Gelo do Mar no Ártico – novembro 2016 – PIOMAS

Passou mais um mês e por isso aqui está o gráfico atualizado do volume de gelo do mar do Ártico, conforme calculado pelo gelo Sistema de Modelagem e Assimilação do Oceano Pan-Ártico (PIOMAS) no Centro de Ciência Polar:

Atualização do volume dp gelo domar no Ártico - PIOMAS

Estão a ver aquela linha de tendência de 2016 simplesmente a recusar-se a subir, terminando no nível mais baixo já registado para esta época do ano? Isso é por causa disto:

Extensão do gelo do mar no Ártico em Outubro 2007 2016

O Ártico tem se recusado teimosamente a voltar a congelar anteriormente, mas este é outro evento que podemos adicionar à lista sem precedentes. Depois de ter acabado no segundo / terceiro mais baixo do registo por volta da altura do mínimo de gelo, houve um rápido recongelamento que era tradicionalmente apontado como o Fim do Aquecimento Global, mas nas últimas semanas as coisas têm estado paradas figurativamente. Quaisquer que sejam os respectivos papéis de variabilidade natural e AGW [Aquecimento Global Antropogénico], estas oscilações loucas não inspiram confiança num sistema semi-estável (e o mesmo se passa, infelizmente, com a Antártida).

recuperação da extensão do gelo do mar no Ártico entre setembro e outubroO recongelamento lento, inevitavelmente, tem um efeito sobre o volume de gelo do mar, como modelado pelo PIOMAS. Desde 1 de novembro que o volume de gelo do mar é o mais baixo no registo, mas este post cobre apenas o mês de outubro, e no final desse mês, 2016 esteve apenas marginalmente atrás 2012. Mas, com um aumento de apenas 1.648 km3 durante outubro (apenas 2007 conseguiu ter um aumento inferior a 2 milhões na última década) 2016 deixou todos os outros anos bem longe. Vejam como as diferenças em relação aos anos anteriores têm evoluído desde o mês passado.

A linha plana também pode ser vista claramente na versão da Wipneus do gráfico de volume do PIOMAS:

Volume do gelo do mar no Ártico com 1979-2001 e anos anteriores

E zau, a linha de tendência no gráfico da anomalia de volume de gelo marinho do PIOMAS aventurou-se em território do desvio padrão de 2 novamente:

Anomalia do volume do gelo do mar no Ártico

Claro que, se há menos gelo fino a aparecer nas periferias, a espessura média geral pára de descer no gráfico da PIJAMAS, com base no meu rude cálculo dos números do volume do PIOMAS dividido pelo total de medida de extensão do gelo marinho da JAXA:

Volume d Gelo Marinho em relação à extensão do gelo marinho

E como de costume, o gráfico da espessura pelo Centro de Ciência Polar mostra algo semelhante:
Comparação da espessura do gelo do mar no Ártico 1980 2016

Duvido muito que a linha de tendência de 2016 não se vá juntar às outras nos gráficos da extensão do gelo e da área do gelo antes do fim do ano, mas ainda está por ver qual será o efeito disto no resto da temporada de congelamento.

Depois de um outubro lento, 2007 registou um aumento maciço durante novembro. Vamos a ver se vai ser o mesmo para este mês. A extensão do gelo está a crescer rapidamente outra vez:

Extensão do gelo do mar no Ártico em novembro 2016

Estou a fazer uma pausa nos blogs, mas vou tentar continuar a fazer as atualizações mensais do PIOMAS. Considerem isto um fio aberto.

Traduzido do original PIOMAS November 2016, publicado por Neven em Arctic Sea Ice Blog a 8 de novembro de 2016.

Estes conteúdos são traduzidos e/ou legendados por voluntários motivados pelo desejo de facilitar o conhecimento a todos e assim melhorar as nossas vidas. Qualquer pessoa pode fazer o mesmo.
Para iniciar ou sugerir uma tradução, clique aqui.
Facebooktwittergoogle_plusredditpinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *